As doenças cardiovasculares são as maiores causas de morte no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O acidente vascular cerebral consiste em uma alteração do fluxo de sangue ao cérebro, podendo originar a obstrução dos vasos sanguíneos.

Uma das causas do AVC é o acúmulo de cálcio na corrente sanguínea, isso é, o organismo acaba desenvolvendo a aterosclerose, uma doença que acarreta formação de placas de gordura. Em outras palavras, essa calcificação nas paredes das artérias pode levar ao entupimento e até a sua ruptura, causando o infarto ou o AVC.

Mas isso não significa que se deve parar de consumir alimentos com cálcio ou interromper sua suplementação, já que os principais fatores de risco são os mesmos das doenças cardiovasculares: tabagismo, sedentarismo, hipertensão arterial, diabetes e gordura no sangue.

Atitudes simples no dia a dia podem prevenir tanto o AVC quanto o excesso de cálcio nas artérias, como a prática regular de exercícios físicos, adotar uma alimentação saudável rica em vegetais, fibras e pobre em conservantes, gordura, açúcar e sal, e controlar o peso.

E por falar em cuidados, por acaso você já calculou o seu cálcio hoje?
Isso mesmo! Nós temos um calculador de cálcio bem bacana pra você entender como anda o seu consumo semanal. Acesse: https://calde.com.br/

Encontre na farmácia mais próxima de você ou compre online!