A aterosclerose é o acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias. Esses depósitos dificultam a passagem de sangue dos vasos, o que chega a causar infartos, derrames e em casos extremos até a morte.

Por conta disso, é muito comum pacientes com aterosclerose evitarem consumir alimentos que contenham cálcio em sua composição. Mas é importante saber que não é uma dieta pobre em cálcio que vai diminuir a aterosclerose.

Como prevenir?
O controle e a prevenção da aterosclerose envolve a adoção de hábitos saudáveis, como controle do tabagismo, já que o cigarro possui substâncias que agridem as paredes das artérias e vasos, provocando lesões e facilitando o acúmulo de gordura.

Outra medida eficaz é a prática de exercícios que proporcionam um aumento da circulação sanguínea e a diminuição da deposição de cálcio e gordura nas paredes dos vasos.

A alimentação deve ser focada em diminuir a gordura e colesterol, não o cálcio. Por isso, é importante evitar ou ao menos reduzir o consumo de queijos amarelos, salames, carnes gordurosas, bacon, frituras, presunto, salsicha, linguiça, alimentos ricos em sal e em açúcar.

Todas as alternativas visam diminuir a progressão da doença garantindo uma qualidade de vida maior.

Fique atento!
Por ser uma doença assintomática, muitas vezes passa despercebida. Por isso é necessário se atentar aos sinais, como: falta de ar, dor no peito, cansaço, palpitações e fadiga.
Além disso, o acompanhamento médico e exames de rotinas são essenciais, não só para tratar a aterosclerose, mas também prevenir outras doenças.

Encontre na farmácia mais próxima de você ou compre online!