Muito se associa a presença da vitamina D com saúde dos ossos, pois um completa a função do outro. O cálcio é o principal mineral na composição dos ossos, mas sozinho ele não consegue desempenhar plenamente seu potencial.

Ela tem um papel muito importante na maioria das funções metabólicas e também nas musculares, cardíacas e neurológicas. Por conta disso, cabe ao nutriente aumentar a absorção do cálcio pelo organismo e, por isso, ambos devem estar sempre juntos.

Principais fontes
A vitamina D pode ser obtida também por meio da exposição solar, enquanto o cálcio é adquirido por meio dos alimentos (leite e derivados, espinafre, brócolis, castanha do Pará, dentre outros). Por isso, abusar de uma alimentação correta auxilia na nutrição dos dois nutrientes, mas se isso não for o suficiente, você tem a opção de suplementar.

A falta da associação da vitamina D com o cálcio pode acarretar prejuízos não somente para a parte óssea, mas também na saúde geral do organismo.

A deficiência desses nutrientes leva à osteoporose, fraturas, além de comprometer a regulação da pressão arterial, o processo de coagulação sanguínea, a saúde cardíaca e a contração muscular.

Estar em dia com a suplementação – que deve ser recomendada pelo seu médico – tanto da vitamina D quanto do cálcio é mais do que importante, é essencial para não comprometer nenhuma função do organismo.

Você sabia que pode calcular calculou o seu cálcio hoje?
Isso mesmo! Nós temos um calculador de cálcio bem bacana pra você entender como anda o seu consumo semanal. Acesse nosso site!

Encontre na farmácia mais próxima de você ou compre online!