O cálcio é um mineral essencial no corpo humano que pode ser encontrado nos ossos e dentes. Responsável por melhorar a força e a contração muscular, o cálcio também auxilia no processo de coagulação sanguínea e na manutenção do equilíbrio do pH sanguíneo.

Assim, é importante que os alimentos ricos no mineral estejam incluídos na dieta, já que ele não é produzido de forma espontânea pelo organismo, tornando indispensável o consumo de alimentos ricos no nutriente, na forma vegetal e animal.

Conheça alguns exemplos:

Legumes e Vegetais:
• Abóbora
• Acelga chinesa
• Agrião
• Couve-manteiga
• Espinafre
• Rúcula
• Brócolis
• Repolho
• Folha de uva
• Folhas de mostarda
• Manjericão
• Alecrim

Frutas:
• Mamão
• Laranja
• Melancia
• Ameixas secas

Leguminosas:
• Soja
• Feijão-branco
• Grão-de-bico

Oleaginosas:
• Nozes
• Amêndoa
• Castanha-do-pará
• Gergelim

Derivados do leite:
• Iogurte natural e desnatado
• Leite integral e em pó
• Queijo de cabra

Peixes:
• Sardinha
• Mexilhão

Prevenção
Quando o consumo do mineral não respeita a recomendação diária, o organismo começa a manifestar sintomas como fraturas nos ossos, sensibilidade nos dentes, irritabilidade e câimbras.

Por conta disso, é imprescindível prevenir buscando por orientação médica para que seja feita a suplementação correta do nutriente de acordo com a necessidade de cada um.

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