Dormência nas mãos ou nos pés e sensação de formigamento em membros do corpo podem passar despercebidas por quem conhece pouco do próprio organismo. Uma das alternativas que explica esses sintomas é que a alimentação não seja suficientemente nutritiva para dar conta de tudo o que o corpo precisa.

Mas não se desespere! As calibras e os formigamentos não são doenças, apenas podem sinalizar uma alteração, por isso é necessário ter sempre atenção.

Uma das causas para esses movimentos involuntários é a falta de cálcio, já que os neurônios liberam a enzima para dentro das fibras musculares, servindo na contração do músculo. Qualquer distúrbio que atrapalhe esse processo, impede a saída de cálcio e promove as cãibras e os formigamentos.

O cálcio está inserido nas células por meio de um mecanismo conhecido como bomba de cálcio e para funcionar corretamente é necessário conter uma quantidade certa do nutriente. Para aumentar a absorção de cálcio no intestino e a sua utilização pelo organismo, é preciso aumentar o consumo de alimentos ricos como peixes, leite e ovos.

Porém, em alguns casos é necessário a realização da suplementação que visa suprir o que a alimentação não garante. Diferentemente do que se imagina, sinais físicos não são o começo do problema. Quando causados por deficiência nutricional, indicam que tem algo errado há algum tempo, pois os sintomas não são imediatos. Neste caso, a orientação é procurar um profissional da saúde que possa avaliar o quadro de maneira geral.

Encontre na farmácia mais próxima de você ou compre online!